Entretenimento

Interculturalidades no Centro de Artes da UFF

O Interculturalidades, a cada ano, se constitui como um encontro de culturas. Nesta edição, o evento dá ênfase ao tema “Corpo e Potências do Viver”, em atividades que tomam o Centro de Artes UFF, em Niterói. Para encerrar o 8º Interculturalidades, este domingo (11) será um dia de trocas e aprendizados, além de exposições de arte, artesanato, cosméticos e gastronomia. Das 10h às 18h, o Centro de Artes UFF promoverá a Feira Intercultural, com oficinas, encontro de corais, shows e uma roda de conversa. Todas as atrações têm entrada franca e a classificação é livre.

A Feira Intercultural promove os princípios da economia solidária, da sustentabilidade cultural e da consciência ecológica. Os expositores propõem um comércio inovador que fuja de uma lógica massiva, consumista, exploradora, poluente e efêmera de produção. A feira vai priorizar serviços e produtos tradicionais e originais feitos por grupos étnicos e sociais, artesanato e insumos produzidos com consciência ecológica e sustentável. Valorizar as habilidades, estimular o consumo consciente e a troca entre consumidores e produtores e propor novas relações para, juntos, pensarmos novas possibilidades e criarmos novas redes: são esses os objetivos da Feira Intercultural, que conta com a parceria do Voz Refugia e terá no fechamento os shows da Rabecaria e do Forró Maravilhas.

Confira a programação detalhada:

OFICINAS

10h às 12h: Oficina Caligrafia Árabe com Mohammed Jazouli - A oficina de caligrafia árabe é apresentada pelo refugiado Mohammed El Jazouli, representante da cultura marroquina. Mohammed transmite sua escrita para interessados no Rio de Janeiro por meio de aulas de idioma e oficinas.

12h às 14h:  Percussão com Papa Babou Seck e Bob Selassie -  A oficina de percussão tem como músicos dois grandes representantes da cultura haitiana e senegalesa, Bob Selassie e Papa Babou Seck. Griô, músico e artesão, Papa Babou transmite com a sua arte a ancestralidade e a estética tradicional do Senegal. Além disso, é professor de djembé, dança e canto. Bob Selassie, traz em seu dom musical a diversidade sonora haitiana. Além de professor de percussão, é DJ de ritmos africanos.

14h - 16h: Mesa Voz Refugia - A roda de conversa contará com a presença de Mohammed El Jazouli e Mariamah Bah, refugiados que vivem no Brasil e tiveram suas histórias retratadas através da peça “Uma Odisséia” e do curta-metragem “Nós Refugiados”. Para falar sobre o processo criativo e do registro das obras, estarão presentes a diretora e dramaturga Alessandra Vannucci, o fotógrafo Dalton Valério, ambos do  Laboratório de Estética e Política (LEP/ECO-UFRJ), e Ângela Vasconcelos, coordenadora do Laboratório de Políticas Públicas, Migrações e Refúgio (PROPPi/CNPq) e coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello - UFF - ACNUR.

ATIVIDADES

10h30: Coral da UFF
10h às 12h: O Círculo - Brincadeiras circenses e oficina de bambolê
14h às 16h: Coco de São Gonçalo - Roda de Coco
16h às 20h - Rabecaria e Forró Maravilha

< Manhã de acidente e morte na Ponte Rio-Niterói Vandalismo em praças de Maricá revolta usuários <